Mais do que participar de um evento de grande visibilidade, empresários do Amapá que irão à 43ª Abav Expo Internacional de Turismo, em São Paulo, poderão sentar à mesa com outros empreendedores do setor para fazer negócios. Para a vice-presidente da Abav-AP, Pietrina Salgado, da Ética Turismo, é uma chance de quem quer vender encontrar quem quer comprar. “Trata-se de uma grande oportunidade para prospectar negócios turísticos para o Amapá”, diz a empresária.
Amapá no Salão de Turismo e Lazer da Guiana Francesa
Uma missão empresarial, liderada pelo presidente do Sindicato das Empresas do Tu-rismo do Amapá (Sindetur), Edyr Pacheco, desembarcou em Caiena (Guiana Francesa) para participar da 17ª edição do Salon du Tourisme et des Loisirs de la Guyane (Salão de Turismo e Lazer da Guiana), tradicional evento que movimenta o setor econômico daquele Departamento Ultramarino da França. Na Guiana Francesa, o Comitê do Turismo aposta na marca da maior floresta do mundo. “Guiana, a Amazônia Francesa” é o slogan.
Ponte Binacional será inaugurada em dezembro
O fim do ano deverá ser marcado pela tão esperada inauguração da ponte binacional sobre o Rio Oiapoque, que custou € 30 milhões (de euros) para os governos do Brasil e da França. Trata-se de uma inédita e até bem pouco tempo impensável ligação rodoviária entre os dois países, um da União Europeia e outro do Mercosul. O detalhe é que a França mantém com o Brasil, através do Amapá, a maior fronteira que ela possui com qualquer país do mundo.
Chef, profissão em ascensão no mercado gastronômico do Amapá
À medida em que o turismo vai se consolidando no Amapá, outros setores também avançam e se profissionalizam. Um deles é o da gastronomia, com os restaurantes investindo em intercâmbio, qualificação e modernização. O tradicional Prêmio Nacional Dólmã, que visa valorizar e reconhecer os profissionais da gastronomia de todas as regiões do Brasil, selecionou três nomes do Amapá, os Chefs Socorro Azevedo, Orazio Cattani e Aline Lobo, que venceu a edição deste ano, em glamuroso evento na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. No próximo ano, a festa será em Manaus.
Macapá na rota internacional de navios de cruzeiro
Em 2012, Macapá recebeu o navio de cruzeiros Amadea, com cerca de 800 passageiros da Alemanha e Caribe. A partir daí e com forte articulação junto a operadores internacionais, o Amapá passou a figurar no projeto denominado “Turismo Integrado Náutico na Amazônia”, onde os passageiros têm a oportunidade de conhecer a região Amazônica de forma natural, podendo adquirir artesanato local, fortalecendo assim a economia dessas comunidades.
Desde então aumentou a frequencia de transatlânticos no estado, mesmo porque como está na Foz do Rio Amazonas, é parada obrigatória para quem sobe o rio-mar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário