Publicação oficial de divulgação do Trade Turístico, sob a coordenação da Associação Brasileira das Agências de Viagem do Amapá (ABAV-AP) e Sindicato das Empresas do Turismo do Amapá (Sindetur).

sábado, 19 de setembro de 2015

ATRATIVOS: Fortaleza de São José de Macapá

A Fortaleza de São José de Macapá é a maior fortificação do Brasil do período colonial português. Localiza-se numa ponta de terra à margem esquerda do rio Amazonas, na antiga Província dos Tucujus, atual cidade de Macapá.Testemunha do vasto projeto de defesa da Amazônia desenvolvido pelo marquês de Pombal, o conjunto da fortaleza ocupa 84.000 m², em estilo Vauban.
Para suceder os redutos de 1738 (Reduto do Macapá) e de 1761 (Forte do Macapá), e dar solução definitiva à fortificação da barra norte do rio Amazonas, o governador e capitão-general do Estado do Grão-Pará e Maranhão, Fernando da Costa de Ataíde Teive, dirigiu-se à vila de São José do Macapá, onde, a 2 de janeiro de 1764, em companhia do sargento-mor engenheiro Henrique Antônio Galucio, examinou o terreno e aprovou a planta geral da nova fortaleza.
A sua construção empregou, além de oficiais e soldados, canteiros, artífices e trabalhadores africanos e indígenas. O falecimento do rei D. José (1750-1777), e a exoneração do marquês de Pombal por D. Maria I (1777-1816), trouxeram como reflexo sérias restrições orçamentárias, fazendo com que a inauguração da fortaleza só viesse a ocorrer, com as obras complementares ainda pendentes de realização, a 19 de março de 1782, dia do seu padroeiro, São José.
Ao longo da história, passou por algumas restaurações, sendo que a última, feita em 2006, foi uma das mais emblemáticas, integrando-a ainda mais à cidade, com a inauguração do Parque do Forte. Atrelado a isso, uma forte mobilização pela internet valeu-lhe a indicação e depois a eleição do prêmio “As sete maravilhas do Brasil”, da revista Caras.
Atualmente ela se chama Museu Fortaleza de São José, estando aberta a visitações públicas de terça a domingo, das 8 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário